sábado, 9 de janeiro de 2010

Como Obter um Melhor Posicionamento nos Resultados do Google

Como Obter um Melhor Posicionamento nos Resultados do Google

Olá Leitores, hoje vamos falar um pouquinho sobre otimização de sites e compartilhar algumas dicas para que possam colocá-las em prática em seu site e assim obter um bom posicionamento nos resultados de busca orgânica do Google.

Quando falamos em busca orgânica nos referimos aos resultados de pesquisa não-pagos ou não "patrocinados", tais como o Google AdWords. A otimização para ferramentas de busca afeta apenas os resultados da pesquisa orgânica, contribuindo para o posicionamento do site nesses resultados.

A classificação dos sites listados em resultados de pesquisas do Google depende de muitos algoritmos. Para explicá-lo de forma mais fácil, exemplificamos análogamente uma pesquisa no Google como consultar um livro muito grande, quando você executa uma pesquisa no Google, os programas de seleção do índice vão indicar quais são os resultados da pesquisa mais relevantes e mostrar esses resultados.

A pesquisa orgânica é realizada a partir do rastreamento de novas páginas que é o processo pelo qual o Googlebot (programa também conhecido como robô) descobre páginas atualizadas a serem incluídas no índice do Google através de algoritmos.

Hoje, não encontramos uma fórmula mágica para fazer o site aparecer no topo dos resultados de busca orgânica, mas vamos discutir algumas das melhores práticas em links, conteúdo e estrutura que podem ser úteis para que possam conseguir um melhor posicionamento nesses resultados.

Dicas de como obter um melhor posicionamento nos resultados do Google:

-Crie títulos únicos, descritivos e curtos para cada uma de suas páginas utilizando a tag de título "title". Evite títulos como "Bem Vindo ao meu Site", "Home" ou "Index".

-Faça uso de meta tag de descrição únicas para cada página que resuma o conteúdo desta.

-Otimize a estrutura das suas URLs utilizando palavras, criando por meio destas uma estrutura de diretório que organize seu conteúdo e disponibilize apenas uma URL para cada documento.

-Utilize o arquivo sitemap HTML com links para as páginas mais importantes em seu site e um sitemap XML para facilitar os mecanismos de busca a descobrirem as páginas de seu site.

- Utilize uma hierarquia bem definida para organizar as páginas com links internos preferencialmente por meio de textos que permitam uma boa navegação entre as páginas. A utilização de breadcrumbs (navegação estrutural) também é eficaz, permitindo aos usuários navegar pelas páginas estruturadas.

- Forneça uma estrutura clara adicionando conteúdo original com freqüência que trará maior relevância para seu site do que qualquer um dos outros fatores indicados aqui, pois os usuários reconhecem conteúdo de qualidade e compartilham com outros usuários através de blogs, redes sociais, e-mails, fóruns, ou outros meios contribuindo com a divulgação do seu site.

- Otimize o uso de imagens utilizando nomes de arquivos e atributos “alt” curtos e descritivos e armazenando as imagens em um diretório separado.

- Faça o design do seu site orientado para o usuário, nunca para os mecanismos de busca.

-Por último, indicamos o uso das Ferramentas para Webmasters fornecidas pelo Google. Elas são livres e fáceis de usar. E por meio do Guia de otimização de mecanismos de busca para iniciantes do Google você pode obter diferentes informações sobre diferentes áreas de otimização.

Espero que tenham gostado e utilizem sem receio da nossa listagem de melhores práticas de otimização de site para obter melhor posicionamento nos resultados do Google, pois asseguramos sua eficácia e desejamos sucesso ao posicionamento do seu site.

Até a próxima!

Share This

Nenhum comentário:

Postar um comentário